domingo, 24 de maio de 2009

Culturá Pará Todos

Prezado Artista
Com estupefação vimos os horários das instituições culturais de nossa cidade serem reduzidos, e entendemos que alguns dos serviços oferecidos à população não podem ser restringidos sob pena de causar danos maiores aos usuários, sejam os da biblioteca pública Arthur Viana, sejam os alunos das inúmeras oficinas ofertadas pela Fundação Curro Velho ou os de quaisquer outras atividades de cunho artístico-cultural, as quais estabelecem entre outras coisas, práticas de formação da cidadania, elemento fundamental da nossa identidade e um direito de cada um.
Convidamo-lo a assinar o documento abaixo e remetê-lo de volta ao endereço de origem (luciagomespa@hotmail.com) , de forma a arrecadar um número considerável de assinaturas para enviá-lo à governadora, Sra Ana Júlia Carepa, o mais breve possível.
Abraços
Lucia Gomes, artista plástica.
________________________________________________________________________________________________________


Belém, 25 de maio de 2009

Excelentíssima Governadora do Estado do Pará
Senhora Ana Júlia Carepa

Nós artistas plásticos, visuais, fotógrafos, atores, cineastas, dançarinos, dramaturgos, palhaços, diretores de teatro, músicos, estudantes de artes, arte educadores, compositores, produtores e amantes da arte em geral, abaixo assinados, vimos por meio deste documento reinvindicar a inclusão da Cultura, juntamente à Educação e Saúde, como área de ação prioritária de nosso Estado do Pará.

Neste sentido somamos os anseios das comunidades historicamente excluídas que frequentam e são atendidas pela Fundação Curro Velho/FCV, Casa da Linguagem/FCV, Sistema Integrado de Museus/SIM, Sistema Integrado de Teatros/SIT, Instituto de Artes do Pará/IAP, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves/FCPTN, que entre seus espaços públicos mantém a Biblioteca Arthur Viana, que atende um número expressivo de estudantes oriundos da escola pública todos os dias; e ainda a Galeria Theodoro Braga, Theatro Waldemar Henrique, Museu da Imagem e do Som/MIS, órgãos atualmente administrados pelo Governo Popular, que voltem ao seu pleno funcionamento em horário integral, bem como todas as suas ações e atividades artísticas e culturais de maneira a atender a comunidade usuária desses serviços que entendemos serem essenciais na vida de cada cidadão desta cidade de Belém, e prioritariamente às crianças e jovens em formação que não podem ser penalizados quando lhe são retirados tais direitos.

Cultura para Todos (as).

1- Lucia Gomes Artista Plástica

4 comentários:

  1. Eu Jaqueline Souza (Anima Itinerante), rg 3443780, venho juntar-me a causa, que é umas das maneiras de mostrar a minha indignaçãoi contra um governo que a poucos anos atrás se dizia dos trabalhadores,mas que ao assumir o poder se mostra tão arbitrário e tão opressor quanto a sua oposição.Tiramos como exemplo a cena vergonhosa da greve dos professores em maio do ano passado, em que fomos perseguidos como marginais.Somos trabalhadores Excelentíssima governadora, que embora a senhora diga ao contrário, fomos nós que a elegemos, nós que apoiávamos o partido do trabalhadores.Hoje é partido de quem mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Apoiado! Na verdade não ha mas o que falar disso que ironicamente chamamos de "Governo". Mauricio calderaro pinheiro ,RG 4360693(professor de arte da escola de aplicação da Universidade federal do Pará)

    ResponderExcluir